DANORÂMICO apresenta: O NOME DOS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL!

Devido o sucesso do post O NOME DOS MESES (Clique aqui e veja também), o DANORÂMICO traz um novo post ETIMOLÓGICO (Etimologia é o estudo da origem das palavras e seus respectivos significados).

E a dessa vez além de muita HISTÓRIA, teremos muita GEOGRAFIA!

Conheça O NOME DOS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL!

Começando com...

ARGENTINA

Essa é fácil! Se você gostava de QUÍMICA na escola, com certeza vai se lembrar! SIM! Química, e não necessariamente História ou Geografia.

Pense. Qual o símbolo da PRATA na Tabela Periódica!?


Ag de ARGENTUM! Argentum é PRATA em latin!

Voltando ao tempo pra explicar...

Quando o navegador Sebastião Caboto passou pelo litoral argentino em 1526 ele viu indígenas usando jóias de prata nas mãos bem perto de onde um rio desaguava no mar. Sebastião achou que a prata usada naquelas jóias que os índios tinham nas mãos havia sido extraída ali naquele lugar, e chamou então o rio de Rio da Prata.

 A verdade é que os índios haviam roubado aquelas jóias da expedição portuguesa de Aleixo Garcia, que havia passado por ali antes. Apesar de no Rio da Prata nunca ter havido prata de verdade, o nome ficou gravado. 

 Em 1602, o poeta Miguel del Barco chamou aquela terra de "Argentina" em um de seus poemas sobre a região do recém inaugurado porto de Nuestra Señora Santa Maria del Buen Aire, onde hoje é Buenos Aires. O nome "pegou" e tornou-se o oficial para o país ao longo do Século XVIII.

BOLÍVIA


Simón BOLÍVAR. O sobrenome te lembra BOLÍVIA!?

 Símón BOLÍVAR, foi o "cara" que serviu de inspiração para nomear o país andino. Símon foi para os bolivianos algo parecido como foi Dom Pedro I para os brasileiros: figura bastante ligada ao movimento de independência do país.

 Antes de ser escolhido o nome de Bolívia, foi sugerido o nome de Potosí por um dos deputados do país, porém, uma declaração histórica para os anais bolivianos fez o nome Bolívia se tornar irrefutável. Manuel Martin Cruz disse:
 "Se de Rômulo, Roma. De Bolívar, Bolívia."

BRASIL


A madeira avermelhada da árvore PAU-BRASIL deu nome ao BRASIL.

O país do carnaval e futebol e que já foi chamado de Ilha de Vera Cruz, deve seu nome à árvore PAU-BRASIL, muito comum no país e da qual se extrai pigmentos de cor avermelhada para tecidos.

Curiosamente, o Brasil é o único país do mundo a ter o nome originado de uma árvore.


CHILE


"TCHILLI" é o mesmo que "VALE DA NEVE" ou "NEVE" e é uma das versões para o surgimento do nome do CHILE. Na foto a região de Vale Nevado, no Chile.


Se o significado de alguns países como Argentina, Bolívia e Colômbia parecem óbvios, por outro lado, o nome do CHILE é um verdadeiro mistério. 

Três versões se adequam ao surgimento do nome CHILE:

1 - O termo "araucariano" "CHILI" significa "PROFUNDEZAS". Acredita-se que a enorme muralha natural que os Andes proporcionam ao longo do território leste chileno dão  impressão de que o país fica no fundo de um enorme e profundo precipício.

2 - No idioma "quéchua", uma variação inca, a palavra "CHILLI" siginifica "onde termina a terra", como se sabe, o CHILE é um país "magrelinho" que se espreme num cantinho da América do Sul.

3 - O idioma de nativos do CHILE tem uma palavra que se pronuncia "TCHILLI" e significa "VALE DA NEVE" ou apenas "NEVE". Sabe-se que a principal estação de esquí chilena é a de Vale Nevado.



COLÔMBIA


Cristóvão COLOMBO e a inspiração para o nome da COLÔMBIA.

"Se de Rômulo, Roma. De Bolívar, Bolívia", então de Cristóvão COLOMBO, COLÔMBIA.

 Essa foi ainda mais fácil, né!?

Foi Francisco Miranda quem sugeriu esse nome. O país já se chamou Grã-Colômbia, Nova Granadina, Nova Granada e Estados Unidos de Colômbia.


EQUADOR


A LINHA DO EQUADOR que deu nome ao país EQUADOR.

 EQUADOR é o nome da linha imaginária que separa a Terra em dois hemisférios: SUL E NORTE. Esta linha corta o país em toda sua extensão.

Em 1830, o Equador era só mais um estado da Colômbia, na época chamada de Grã-Colômbia. Ao declarar sua independência o país escolheu o nome daquela linha que dividia a Terra e também o país.

O significado de "Equador" é "o que iguala". Alguma semelhança com EQUAção, EQUivalência!? Sim! 

GUIANA e GUIANA FRANCESA

 "GUYANÁ"  significa "muitas águas" no idioma de povos indígenas da GUIANA e da GUIANA FRANCESA.
 Entre os países da América do Sul, as Guianas é com certeza um dos menos conhecidos. Seu nome se deve ao idioma de nativos da região.

A palavra "GUYANÁ" significa "muitas águas", em referência aos muitos rios da região.

PARAGUAI


Rio PARAGUAY, o mais importante do PARAGUAI.

O nome PARAGUAI vem do Rio PARAGUAY, o principal do país.

Já o significado do nome do tal rio vem de "PAYAGUA-I" que significa Rio Coroado.

PERU


BELU era o nome dos líderes espirituais de nativos do PERU.

O PERU é um dos países cujo nome é um enigma. A versão mais aceita para o surgimento do nome do país seria uma variação do nome "BELU", comum a todos os líderes espirituais de nativos da região peruana.

Espanhóis teriam confundido o nome desses tais líderes com o nome das terras durante a invasão ibérica.


SURINAME


A Tribo SURINEM deu origem ao nome do SURINAME.

Praticamente totalmente desconhecido e esquecido, o SURINAME deve seu nome ao povo mais antigo a habitar suas terras, os SURINEMES, da tribo SURINEM.


URUGUAI


O Rio URUGUAY que deu nome ao URUGUAI.

O verdadeiro nome do URUGUAI é REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI. O "Oriental" se deve ao fato de o país se localizar ao oriente do Rio URUGUAY.

Assim como o Paraguay, o Uruguai deve seu nome ao principal rio do país. O nome do rio vem do idioma nativo, sendo "URUGUA-I", ou Rio dos Carangueijos.


VENEZUELA


As casas sobre PALAFITAS na Amazônia Venezuelana lembram VENEZA, cidade italiana que inspirou o nome de VENEZUELA.

Eis mais um clássico das nomenclaturas dos países sul-americanos. "PEQUENA VENEZA" é o significado de VENEZUELA. 

A cidade italiana com suas casas que vivem num caso antigo e íntimo com as águas do mar serviram de inspiração para dar nome ao país que tinha muitas casas construídas sobre palafitas.

Para quem não sabe, palafitas são elementos arquitetônicos que possibilitam a construção de casas e outros edifícios sobre águas.

by Dan Penido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário